Diferença entre boi e touro

Nem sei porque estou fazendo esse post, não me lembro de onde surgiu essa pergunta na minha cabeça mas a verdade é que eu não sabia a diferença entre um boi e um touro e resolvi pesquisar e colocar aqui para os menos esclarecidos, como eu.

Para quem pensa que a diferença esta nos cornos (diferentes de chifres porque são ósseos), engano, ambos os bichinhos tem a cabeça enfeitada. Mais simples do que isso, a diferença é que os bois são castrados e os touros não.

O touro, cujos testículos estão intactos, é usado nas criações de gado bovino para cruzar com as vacas, e aumentar o rebanho. Já o boi pode ser usado para outros serviços como arar a terra e como gado de corte.

Simbolismos de bois/ touros:

Simbolismo

No Cristianismo, São Lucas tinha como símbolo o boi que é considerado um símbolo da bondade e da calma. Na China, o boi em argila é um símbolo do frio, além de ser um símbolo yin e os gregos consideravam-no sagrado já que era objeto de imolação. O touro é considerado um símbolo de fertilidade.

Signo – Touro

Gosta de viver bem, principalmente comer bem e sente necessidade de ter segurança financeira. Demora pra se irritar mas quando acontece, fica furioso. É obstinado, desconfiado e precisa de provas e garantias. Custa a decidir, precisa mastigar o assunto mas depois nada o detém. Trata as pessoas de quem gosta como propriedade sua.

Horoscopo Chinês – Boi ou Búfalo (“niou” 牛)

Gentis, amantes da paz, possuem grande força física que os torna perigosos quando irritados. Conservadores, independentes, confiando e aceitando os outros por aquilo que são. Eles podem ser pouco românticos, mas não há falta de afeto para uns poucos amigos escolhidos. Nos negócios, frequentemente trazem prosperidade – não através de imaginação empreendedora e risco, mas como resultado de pensamento lógico, praticidade resoluta e constância honesta.

Bumba Meu Boi

A festa do Bumba Meu Boi é uma espécie de ópera popular. A história se desenvolve em torno de um rico fazendeiro que tem um boi muito bonito. Esse boi, que inclusive sabe dançar, é roubado por Pai Chico, trabalhador da fazenda, para satisfazer a sua mulher Catirina, que está grávida e sente desejo de comer a língua do boi. O fazendeiro manda os vaqueiros e os índios procurarem o boi. Quando o encontram, ele está doente, e os pajés são chamados para curá-lo. Depois de muitas tentativas, o boi finalmente é curado, e o fazendeiro, ao saber do motivo do roubo, perdoa Pai Chico e Catirina, encerrando a representação com uma grande festa.

Sonhar com

Touro – indica que pessoas poderosas vão tomar decisões que influirão decisivamente em nós. Quando vemos o touro, quer dizer que nos encontramos em situação de perigo e que devemos protegermo-nos o melhor que possamos, situação tanto mais perigosa quanto mais furioso estiver o touro. Se conseguimos apanhá-lo ou matá-lo, indica que, eventualmente, os nossos problemas terminarão.

Boi – é sinal de resistência e de segurança nas acções de vária índole. Ver bois gordos é sinónimo de alegria no lar, enquanto os magros nos auguram miséria e pobreza. Vê-los noutras circunstâncias costuma ser de bom augúrio, excepto se os vemos a dormir, porque isso significa que vamos ter dificuldades num futuro próximo. Se sonhamos que os matamos, indica que vamos vencer a adversidade alcançando os nossos fins, pressagiando riqueza e prosperidade.

About these ads

3 responses to “Diferença entre boi e touro

Dar pitaco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 65 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: